Justificação
Nesta faixa etária, as crianças apresentam uma grande curiosidade pelos temas sexuais. As características do seu pensamento manifestam-se no interesse pelo seu próprio corpo e pelas diferenças relativas ao outro sexo (Sánchez, 1999) e à sexualidade dos adultos (Marques, 2000).
Depois da preocupação com o seu corpo, a sua curiosidade cristaliza na curiosidade sobre a origem das pessoas, fazendo com que procurem obter informações sobre a sua origem. Deve dar-se resposta às dúvidas das crianças, sempre com sinceridade, com verdade e partindo das suas concepções prévias (Espinosa, 1999b). Isto porque, a forma como a sexualidade da criança irá evoluir, está intimamente relacionada com as respostas que serão dadas às suas perguntas e ao seu comportamento perante a descoberta de um corpo sexuado (Marques, 2000).
Assim, pretende-se que as crianças obtenham conhecimento e aprendam a valorizar o corpo, dando importância a todas as diferentes partes deste, sem excepção, devendo realçar-se os aspectos positivos de cada pessoa e promover a auto-estima positiva. Para além disso, a abordagem do corpo deverá também centrar-se na compreensão dos mecanismos da reprodução humana, nomeadamente na concepção, na gravidez e no parto (Forreta, 2002).
As actividades que serão apresentadas de seguida, pretendem ajudar as crianças a conhecer o seu próprio corpo, as diferenças físicas entre meninos e meninas e aquelas, mais visíveis nas pessoas adultas, para que possam adquirir progressivamente uma concepção de corpo como fonte de sensações, comunicação e prazer (Espinosa, 1999b).
Objectivos pedagógicos
Alcançar conhecimentos sobre:
O corpo que cresce e que sofre transformações ao longo do desenvolvimento humano;
As diferenças anatómicas ente o corpo do rapaz e da rapariga;
A existência de diferenças físicas individuais;
A existência de semelhanças físicas individuais;
O corpo, enquanto fonte de sensações, comunicação e prazer;
O processo básico de concepção, gravidez e parto.
Trabalhar atitudes:
De valorização do corpo, como fonte de sensações, comunicação e prazer;
De aceitação do seu corpo e das funções do mesmo;
De reconhecimento das diferenças físicas individuais, sem conotações discriminatórias;
De reconhecimento da sexualidade como fonte de prazer, comunicação, afectividade e com função de reprodução.
Trabalhar e constituir competências para:
Entender a evolução do próprio corpo e do corpo humano, em geral;
Perceber a sua origem e o processo associado à origem dos outros;
Utilizar, de forma consciente, o corpo como meio de comunicação
Sem comentários:
Enviar um comentário