Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Espermatozóides e Óvulos

Os óvulos e os espermatozóides são gâmetas ou células sexuais que têm uma função reprodutora isto é, a função de garantir a continuidade da espécie humana. 



O espermatozóide é um gâmeta ou célula sexual masculina que é constituída pela cabeça; segmento intermediário; e cauda. São produzidos nos testículos e têm como função a fecundação do óvulo para originar um embrião. É a hipófise que através das suas hormonas - LH ou luteoestimulina e FSH ou foliculoestimulina -, controla o funcionamento dos testículos. No homem, a hormona LH actua nas células de Leydig, nos testículos, estimulando-os a produzirem testosterona, a FSH actua sobre os tubos seminíferos, também nos testículos, controlando a produção dos espermatozóides continuamente até ao fim da vida. 


A emissão de gâmetas não obedece a nenhuma periodicidade podendo ocorrer até mais do que uma vez por dia. O óvulo é um gâmeta ou célula sexual feminina que é formado por um núcleo, citoplasma e células foliculares. São formados nos ovários e têm a função de serem fecundados pelos espermatozóides para dar origem a um embrião. 



 Quando nascem, as mulheres já têm nos seus ovários, no interior dos folículos primordiais, todas as células reprodutoras que disporão ao longo da sua vida fértil, que termina por volta dos cinquenta anos. A partir da puberdade, mensalmente, um folículo evolui até á fase de folículo maduro, acabando por libertar o gâmeta feminino. Estas transformações cíclicas no ovário são acompanhdas por variações na produção das hormonas sexuais - estrogénios e progesterona. É a hipófise que através das suas hormonas - LH ou luteoestimulina e FSH ou foliculoestimulina-, controla o funcionamento dos ovários. As três fases do ciclo dos ovários são determinadas por três fases distintas da concentração das hormonas LH e FSH no sangue. Portanto, nas mulheres durante um período de 28 dias, sensivelmente, repetem-se no seu sistema reprodutor os mesmos acontecimentos, o que se designa por Ciclo Sexual Feminino.

Sem comentários: