Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Estrutura do aparelho reprodutor masculino


O pénis é um órgão externo essencialmente formado por três cilindros: o corpo esponjoso, localizado na parte inferior, e os corpos cavernosos que são contíguos ao pénis. Os três corpos compõem-se de um tecido esponjoso e irregular por onde passam vários vasos sanguíneos e que no momento da excitação sexual se enchem de sangue e incham, provocando a erecção do pénis.

À extremidade do pénis chama-se glande, extremamente sensível a estimulações físicas, uma vez que possui várias terminações nervosas.Na sua base encontramos a coroa e, na ponta, temos o orifício da uretra, o canal por onde passam a urina e o esperma. O prepúcio é a pele que cobre a glande e que pode ser retirada através da circuncisão.

Os testículos são um par de corpos de forma oval envolvidos pelo escroto ou saco escrotal. Normalmente, o testículo esquerdo descai um pouco mais que o direito. Os testículos têm duas funções: a de produzir testosterona e produzir os espermatozóides. O canal que recolhe os espermatozóides dos testículos e onde estes amadurecem em condições ideais chama-se epidídimo.

Os canais deferentes fazem a ligação entre o epidídimo e a vesícula seminal sendo vias de passagem do esperma durante a ejaculação.

A próstata, ou glândula prostática, loocaliza-se debaixo da bexiga e contorna a uretra, o canal por onde passa a urina e por onde é ejaculado o esperma. A próstata e as vesículas seminais produzem substâncias que vão alimentar os espermatozóides.

Sem comentários: