Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Os Homens e a Contracepção

O envolvimento dos homens na contracepção e planeamento familiar é habitualmente reduzido, estando essa responsabilidade associada às mulheres. É desejável, contudo, que a escolha e acompanhamento da utilização do método contraceptivo seja feita em conjunto, ainda que os métodos venham a ser utilizados pela mulher.

Métodos de contracepção masculinos

Preservativo
O preservativo constitui uma barreira à passagem do esperma para a vagina durante o coito. A maioria dos preservativos são feitos de latex. Quando usado correctamente, para além de ajudar a prevenir a gravidez, é um método que diminui o risco de contrair IST.

Vantagens

As grandes vantagens do preservativo masculino são o fácil acesso e eficácia na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Por outro lado, não precisa de acompanhamento médico e não tem contra-indicações relevantes.

Eficácia

Desde que bem utilizado, estima-se que a sua taxa de eficácia se situe entre 94% e 98%

Vasectomia
A vasectomia ou esterilização masculina é um método definitivo de contracepção, pelo que a sua opção tem de ser devidamente ponderada.

Enquanto procedimento, a vasectomia é uma operação simples que consiste no corte ou ressecção dos canais deferentes responsáveis pelo transporte dos espermatozóides que são expelidos durante a ejaculação. Durante os primeiros três meses após a operação, deve ser utilizado outro método alternativo.

Sem comentários: