Justificação
A concepção humana decorre da união do óvulo com o espermatozóide, aquando de uma relação sexual, dando origem a uma nova célula, a um novo ser que permanecerá, na generalidade das situações nove meses na barriga da mãe, através do qual será alimentado e protegido até ao nascimento.
Durante a relação sexual uma quantidade de espermatozóides, através da ejaculação, são depositados na vagina e só alguns conseguirão entrar no útero da mulher e chegar à Trompa de Falópio onde se encontra o óvulo. Só um conseguirá atravessar a membrana que circunda o óvulo e realizar a fecundação. O zigoto que resulte dessa união desloca-se até ao útero, em cujas paredes, especialmente preparadas para o efeito, se aninhará. Quando isto acontece a mulher fica grávida.
O zigoto contém todas as características genéticas do pai e da mãe. Todas estas informações estão presentes em cada célula humana, incluindo as sexuais, e são denominadas cromossomas.
Após a instalação da "nova" célula no útero começam a ocorrer modificações no corpo da mulher, designadamente falta de menstruação, alteração nos seios e, por vezes, vómitos.
Os bebés ficam, em média, 38 a 40 semanas na barriga das mães recebendo alimentação e oxigénio através do sangue materno, por intermédio da placenta. O bebé fica ligado à placenta por meio do cordão umbilical.
Ao fim de 9 meses o bebé está preparado para nascer e começam as contracções que vão empurrando o bebé, em direcção à vagina, o que se denomina "trabalho de parto". Nesse momento a mãe também faz força ajudando a empurrá-lo até todo o corpo sair. A seguir é cortado o cordão umbilical e o bebé chora, o que o ajuda a encher os pulmões de ar e libertá-los dos restos do líquido amniótico.
Objectivos pedagógicos
Ao nível dos conhecimentos, contribuir para que cada aluno/a adquira saberes relacionados com:
A concepção: fecundação, zigoto, cromossomas, ...;
A gravidez: tempo médio de gestação, placenta, cordão umbilical, ...;
O parto: contracções, "trabalho de parto", líquido amniótico,...
Ao nível das atitudes/comportamentos, contribuir para que cada aluno/a fique predisposto a:
Compreender que podem existir formas diferentes de sermos concebidos e de nascermos;
Respeitar os outros relativamente às sua histórias individuais desde o nascimento;
Reconhecer que existem diferenças no desenvolvimento fetal com repercussões após o nascimento.
Ao nível das competências, contribuir para que cada aluno/a seja capaz de:
Compreender a concepção humana;
Identificar os diferentes aspectos que se relacionam com o processo da gravidez;
Entender alguns aspectos relacionados com o parto.
Conteúdos mínimos
Concepção: união do óvulo com o espermatozóide
Fecundação: perfuração da membrana do óvulo por um espermatozóide na Treompa de Falópio
Parto: "Trabalho de parto", contracções, choro...
Bibliografia
FRADE, Alice [et al.]. Educação Sexual na Escola. 2ª Edição. Lisboa: Texto Editora, 1996.
HARRIS, R.H. Vamos falar de sexo. Lisboa: Terramar, 1994
LÓPEZ, Félix; FUERTES, António. Para comprender a sexualidade. Lisboa: Edição APF, 1999.
Sem comentários:
Enviar um comentário