Justificação
A adolescência começa com o início da puberdade que consiste numa série de modificações biológicas, sociais e psicológicas.
Uma dos mais importantes modificações é o crescimento e a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais (caracteres sexuais primários). Também se observam outras transformações, como por exemplo, o crescimento da barba e dos seios (caracteres sexuais secundários).
A idade em que se iniciam as modificações pubertárias é variável, quer em relação aos sexos quer aos ritmos de desenvolvimento de cada indivíduo. As raparigas podem tornar-se púberes a partir dos 9/10 anos (1° menstruação — menarca) e os rapazes a partir dos 10/11 anos (possibilidade das 1° ejaculações).
Nesta fase de desenvolvimento os interesses são variados e incluem temas relacionados com a sexualidade, associados mais ao "querer saber tudo"do que com as suas vivências pessoais nessa área.
A aproximação a um corpo "adulto" faz surgir sentimentos diversificados, principalmente de vergonha, timidez, pudor e ansiedade e, também, aumento do desejo sexual e das sensações eróticas. O desejo sexual, nestas idades, centra-se mais na exploração relacionada com a busca do prazer sexual o que inclui, por vezes, o comportamento de masturbação e as carícias mútuas. Os objectos de desejo relacionam-se, frequentemente, com pessoas famosas "ídolos" ou com pessoas que conhecem e que são percepcionadas como "modelos ideais".
Nestas idades as relações pessoais entre os sexos assumem um carácter ambivalente, ou seja, se por um lado se verifica a tendência de constituir "grupos sexistas" (só com rapazes ou só com raparigas) por outro lado são frequentes os "jogos" de provocação e sedução entre os sexos (apalpões, beijos roubados, paixões escondidas, ...).
Objectivos pedagógicos
Ao nível dos conhecimentos, contribuir para que cada aluno/a adquira saberes relacionados com:
A puberdade, como um dos períodos significativos do desenvolvimento humano;
As mudanças da puberdade: biológicas, sociais e psicológicas; - os caracteres sexuais primários e secundários.
Os comportamentos sexuais: masturbação, carícias mútuas, fantasias sexuais, ...
Ao nível das atitudes/comportamentos, contribuir para que cada aluno/a fique predisposto a:
Respeitar-se a si e aos outros relativamente aos ritmos de desenvolvimento;
Demonstrar tolerância e compreensão perante a diversidade humana;
Partilhar as suas questões e dúvidas pubertárias de forma afirmativa.
Ao nível das competências, contribuir para que cada aluno/a seja capaz de:
Identificar as mudanças pubertárias: no corpo, nas relações pessoais entre os sexos e a nível do desejo sexual e das sensações eróticas;
Distinguir os caracteres sexuais primários e secundários dos dois sexos;
Reflectir de forma crítica sobre a natureza sexista do grupo de pares.
Conteúdos mínimos
Puberdade como um importante período do desenvolvimento humano marcado pela maturação do sistema reprodutor e pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais.
Modificações que se começam a processar e que podem gerar ansiedade nos adolescentes decorrente ou da desadaptação às normas e padrões dos seus pares e/ou da forma desordenada como ocorrem as mudanças pubertárias e/ou por se sentirem intimidados e inseguros.
Ritmos de desenvolvimento diferenciados e vivência das mudanças de forma diversa.
Bibliografia
FRADE, Alice [et al.]. Educação Sexual na Escola. 2ª Edição. Lisboa: Texto Editora, 1996.
LÓPEZ, Félix; FUERTES, António. Para comprender a sexualidade. Lisboa: Edição APF, 1999.
SANDERS, P. e SWINDEN, L. Para me conhecer, para te conhecer. Lisboa: APF, 1995
Sem comentários:
Enviar um comentário