Justificação
As mudanças do corpo decorrentes do crescimento rápido que se inicia na puberdade, por vezes, brusco e descoordenado, podem originar situações difíceis, de serem ultrapassada, pelos pré-adolescentes, por se encontrarem ainda muito inseguros em relação à reformulação da sua imagem corporal, que começa a se diferenciar da que tinham na infância. A integração das modificações do "novo" corpo nem sempre é pacifica. Alguns pré-adolescentes aceitam com facilidade a nova imagem corporal mas outros terão muita dificuldade na sua integração, podendo mesmo desenvolver um, processo de negação.
Paralelamente a estas inquietações também começam a surgir oscilações de humor e alguns questionamentos, começando a pôr em dúvida um conjunto de aspectos relacionados com a família e com a escola.
A imagem corporal, ou seja, a representação mental do corpo é um elemento essencial para a construção da identidade sexual e pessoal.
Assim, para ajudar os pré-adolescentes a uma melhor aceitação das mudanças corporais o tratamento deste tema deve contemplar quer a transmissão de conhecimentos sobre as mesmas e as suas respectivas implicações quer a assunção de atitudes positivas e de aceitação por parte dos adultos próximos. Será, também, importante explorar a "estética corporal" decorrente de padrões de beleza que, por meio da comunicação e da publicidade, exercem pressão social, impondo um "ideal estético".
Objectivos pedagógicos
Ao nível dos conhecimentos, contribuir para que cada aluno/a adquira saberes relacionados com:
Os aspectos relacionados com a imagem corporal;
As mudanças corporais e respectivas implicações;
A "estética padrão" e a "estética" saudável.
Ao nível das atitudes/comportamentos, contribuir para que cada aluno/a fique predisposto a:
Compreender que existem diferentes formas de integração da imagem corporal;
Respeitar os outros relativamente às preocupações que tenham com o seu corpo;
Aceitar a existência de diferentes "estéticas corporais".
Ao nível das competências, contribuir para que cada aluno/a seja capaz de:
Adoptar comportamentos para uma adequada integração da sua imagem corporal;
Identificar as pressões sociais relacionadas com a "estética padrão";
Entender as dificuldades e preocupações relacionadas com a aceitação do "novo" corpo.
Conteúdos mínimos
Necessidade de reajustamento da imagem corporal decorrente das mudanças físicas da puberdade
Papel da imagem corporal na identidade sexual e pessoal
Pressões sociais da comunicação e da publicidade relativamente à "estética padrão" e a sua influência junto dos pré-adolescentes
Bibliografia
FRADE, Alice [et al.]. Educação Sexual na Escola. 2ª Edição. Lisboa: Texto Editora, 1996.
HARRIS, R.H. Vamos falar de sexo. Lisboa: Terramar, 1994
LÓPEZ, Félix; FUERTES, António. Para comprender a sexualidade. Lisboa: Edição APF, 1999.
Sem comentários:
Enviar um comentário