Justificação
No início do ensino secundário a maioria dos jovens já passou a puberdade, tendo adquirido, portanto, novas capacidades (reprodutivas, entre outras) num corpo novo. Este tempo de mudança é visto, para alguns, muitas vezes como algo de negativo, que "tem de se aguentar", em vez de ser algo novo, que pode ser excitante e que deve ser apreciado. Porque, apesar de tudo, estes são os momentos da vida em que os jovens começam a alicerçar a sua independência e a estabelecer a sua identidade e personalidade e são, por isso mesmo, momentos para celebrar e para cada um se orgulhar dos novos passos que poderá dar.
Falar das grandes mudanças corporais, porque todos passam e dos sentimentos a elas associados é fundamental para que todos compreendam que “o normal é ser-se diferente” e que a mudança (exterior e interior) vai ser uma constante nos próximos anos.
Objectivos pedagógicos
Conhecer o significado das palavras Puberdade e Adolescência
Descrever as mudanças físicas e psicossociais que lhe estão associadas
Valorizar a passagem ao estado adulto como a aquisição de um maior número de competências e responsabilidades
Conteúdos mínimos
Conceito de Adolescência
Conceito de Puberdade
Mudanças físicas e psicossociais da adolescência
Bibliografia
Growing throug adolescense http://ec.europa.eu/health/ph_projects/2004/action3/docs/2004_3_7_1_en.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário