Justificação
As relações interpessoais de maior proximidade são dentro do casal (homo ou heterossexual), com pares e, um pouco mais afastada, com a família.
Saber comunicar, expressar sentimentos e pedir ajuda são competências sociais que devem ser treinadas ficcionalmente, em contexto de formação, para depois num contexto de vida puderem ser já recursos optimizados. Debater a evolução do papel da família e dos amigos é importante para conhecer e entender as mudanças sociais na estrutura familiar e também na relação de casal.
Assim se entende que temas como o género, família, parentalidade, interacção no namoro, respeito/violência, dizer não a pressões emocionais e sexuais, fazem também parte dos conteúdos obrigatórios propostos pelo GTES para o ensino secundário.
Objectivos pedagógicos
Reconhecer o significado e a importância da comunicação
Reconhecer a importância da cooperação e ajuda
Analisar as dificuldades na relação rapaz/rapariga
Ser capaz de dialogar com pessoas do outro sexo
Saber expressar sentimentos, afectos, desejos, intenções e decisões dos outros
Saber respeitar, aceitar ou recusar sentimentos, afectos, desejos, intenções e decisões dos outros
Compreender que em todas as sociedades há regras de comportamento sexual
Conhecer as mudanças sociais na estrutura familiar e os tipos de famílias actuais
Reconhecer a importância pessoal da família, como núcleo que satisfaz necessidades afectivas básicas.
Conteúdos mínimos
A amizade
Relação com pares
A família: análise histórica e social
As relações pais e filhos
Aspectos históricos, sociais e culturais sobre sexualidade
Bibliografia
FRADE, Alice [et al.]. Educação Sexual na Escola. 2ª Edição. Lisboa: Texto Editora, 1996.
PEREIRA, Manuela; FREITAS, Filomena. Educação Sexual: contextos de sexualidade e adolescência. Lisboa: Edições Asa, 2001.
Sem comentários:
Enviar um comentário