Justificação
Quando atinge a maturidade sexual o adolescente adquire a capacidade reprodutiva, sentindo de forma mais ou menos acentuada a necessidade de obter satisfação sexual, começa a consolidar a sua orientação do desejo e sente-se fortemente atraído pelos objectos e estímulos sexuais de acordo com a sua orientação.
Contudo, mesmo vivendo numa sociedade em que existe uma regulação dos comportamentos sexuais, é constantemente estimulado através dos media para o exercício da actividade sexual.
Para além da proibição ou da maior flexibilidade, têm de se considerar as necessidades do adolescente e a realidade em que se encontra: ao nível sexual existe um gradual aumento do desejo e as relações sexuais ocorrem em idades cada vez mais precoces, assim como a puberdade.
Crê-se que uma resposta adequada a estes factos passa, pelo menos, por oferecer aos nossos adolescentes uma boa educação sexual, uma atitude aberta e compreensiva no seio da família, serviços de saúde sexual e reprodutiva a que possam ter facilmente acesso, nos quais possam sentir-se atendidos sem receios, e algum tipo de controlo sobre o uso comercial e publicitário da sexualidade.
Objectivos pedagógicos
Conhecer os diferentes comportamentos associados à sexualidade: carícias, beijos, coito, masturbação, fantasias eróticas…etc.
Reconhecer que há diferenças culturais, históricas e sociais nos comportamentos sexuais.
Reconhecer o direito de dizer sim ou dizer não em relação às práticas sexuais.
Reconhecer o direito à abstinência ou a ter comportamentos sexuais de forma livre e responsável.
Aceitar que as diferentes orientações de desejo se manifestam através de comportamentos sexuais diversos
Conteúdos mínimos
Manifestações dos comportamentos sexuais
Comportamentos sexuais na adolescência
Actividade sexual livre e responsável: o direito a ter uma história sexual.
Bibliografia
LÓPEZ, Félix; FUERTES, António. Para compreender a sexualidade. Lisboa: APF, 1999.
SÀNCHEZ, Félix López. La educación sexual. Madrid: Biblioteca Nueva , 2005
Sem comentários:
Enviar um comentário